segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Reflexão sobre o papel do professor

Pensando na minha prática e no meu papel enquanto educadora, o PEAD certamente teve um papel fundamental em cada mudança. Hoje, acredito que o professor ideal é aquele que interage com os alunos, se comunica, e se junta ao aluno na aventura que é descobrir o novo. Porém sabemos que a realidade é bem diferente, ainda temos muitos professores presos ao passado, e embora tenham cursado até mesmo as melhores faculdades, suas teorias estão longe de uma prática educativa centrada no aluno e em suas experiências. Convivo com muitos professores que passam o dia reclamando e falando o quão árduo é o dia de trabalho, que os alunos não querem aprender. Muitas vezes me pego analisando tais colegas e pensando o que será que estão fazendo ali, se desacreditam na educação e no futuro das nossas crianças. O que será que fazem para despertar o interesse do seu aluno? Será que despertam neles o gosto pelo saber?

Este é o grande desafio de cada educador hoje: despertar no aluno a curiosidade, o gosto pelo aprender. Não é ensinar respostas, é ensinar à pensar.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Karina!

É uma pena que ainda temos educadores que continuam enferrujados em suas práticas em sala de aula, para que aja mudança na educação o profissional deve assumir e refletir sobre seu comportamento de inovação, hoje temos os recursos das novas tecnologias, a metodologia para serem trabalhadas adequadamente no sentido de conquistar o alunado que já não mais aceita o comodismo de determinados professores com suas práticas arcaicas.

Sua reflexão é interessante e questionadora, obrigada por sua postagem!

Um grande abraço,

Geny