domingo, 30 de agosto de 2009
Texto: "O menininho"
A história, apesar de a primeira vista parecer-nos um tanto quanto exagerada visto as mudanças que estão ocorrendo na prática educativa da maioria dos professores, não é impossível de ainda ocorrer nas nossas salas de aula, claro que mascarada, entre quatro paredes, entre professor/ aluno, num ambiente sem testemunhas. Quantos profissionais, que se dizem “experientes”, ainda intimidam alunos, impõem suas regras e modos de aprender. Assim, a nós educadores resta, tendo um aluno que por ventura tenha vivenciado esta realidade, proporcionar meios para despertar novamente a sua capacidade de pensar de forma crítica e criativa. Neste sentido, procuro desenvolver em sala de aula dinâmicas que possam de alguma forma proporcionar aos alunos um ambiente de interação, questionamento e liberdade para observar, comparar, supor, ajudando assim a desenvolver a autonomia do pensamento e criatividade. A interação em sala de aula é um dos elementos fundamentais na prática do professor. Quando possibilitamos as mais variadas interações, direcionamos o trabalho para a autonomia dos alunos. Assim, o aluno torna-se parceiro no processo de apropriação e construção do conhecimento. Para incentivar uma aprendizagem significativa e duradoura, em minhas aulas, utilizo instrumentos como: o debate, a pergunta, a coordenação de pequenos grupos, a exposição formal e informal de idéias, o desenvolvimento da escuta, da observação, propiciando uma rede de interações, em que as diversidades do contexto de sala de aula sejam socializadas, compreendidas e transformadas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Pois é.. é de extrema importância toda essa interação em sala de aula e o estímulo a curiosidade, iniciativa e autonomia. Abraço, Anice.
Postar um comentário