quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Inclusão

A escola compreende um espaço social privilegiado onde são socializados saberes e transmitidos valores tendo em vista a transformação da sociedade. Devido a isto, penso que um dos fatores mais importantes nesta reorganização é a formação de professores, partindo do princípio que estes são o elo de ligação entre política e sociedade, e que esta é a única forma para que respondam às demandas das “novas” tarefas da educação. Como elemento chave destes novos encaminhamentos da educação está a formação do professor para a educação especial, tendo como foco a inclusão, visto que a atual política de inclusão vem “tomando corpo” nos últimos dez anos. Para Maria Helena Michels:

“A partir desta lógica, a escola regular precisa organizar-se para receber todas as crianças cujas diferenças sejam ou não explícitas. Porém, compreendo que tais diferenças são determinadas também por questões sociais, e não específicamente por diferenças individuais.”

Porém sabe-se que a formação de professores proposta hoje, não possibilita a superação da exclusão, e sim ao contrário consolida a exclusão dos alunos das classes populares, sendo eles considerados deficientes ou não, visto que a falta de preparo dos professores é uma das causas mais relevantes do insucesso escolar dos alunos.

Neste processo, torna-se necessário o investimento de políticas públicas que visem a formação continuada, permitindo ao professor aprender a lidar com classes heterogêneas, com conteúdos curriculares adaptados e diferenciados, utilizando estratégias de ensino que atenda as necessidades específicas destes alunos.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Karina. Aqui consegues atingir o propósito do blog. Une teoria e prática. É exatamente esse o objetivo. Abraço, Anice.