sábado, 1 de agosto de 2009

Análise dos textos de Kant e Adorno

De acordo com os textos de Kant e Adorno, é incontestável o fato de que somente através do esclarecimento e de uma educação reflexiva é possível que o homem se torne um verdadeiro homem, capaz de saber discernir o certo do errado, o bem do mal. E que a única maneira de avançarmos contra o caráter manipulativo da sociedade atual é a autonomia, a reflexão e autodeterminação do sujeito, no sentido de compreender os acontecimentos históricos do passado e relacioná-los às consequências na sociedade de hoje criticamente. Para tanto, como diz Kant: “não é suficiente treinar as crianças, é preciso que aprendam a pensar.”
Também, de acordo com os autores, a única maneira de evitar-se a volta á bárbarie ou selvageria é a autonomia, a força para a reflexão, para a autodeterminação, para a não participação. Neste sentido, mais que mudanças na educação é necessário uma mudança na prática educativa, como diz Kant: “a educação é uma arte, cuja prática deve ser aperfeiçoada por várias gerações, ela é o maior e o mais árduo problema que pode ser proposto aos homens.” Assim, nós educadores temos que ter em mente a importância que a educação tem no processo de formação da consciência crítica. Somente pela educação que as pessoas serão capazes de construir a sua criticidade perante a sociedade. Consequentemente, deixarão de ser ingênuas, objeto de exploração dos poderosos e serão sujeitos do processo educativo, com consciência própria e crítica sobre a realidade. Portanto, na prática, o educador não deve só ensinar os conteúdos pré-estabelecidos, mas também ensinar aos educandos refletir sobre eles, questioná-los, tornando-se assim sujeitos de sua própria história e partícipes do processo.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Karina: parece que a educação é o caminho para a civilidade e autonomia, não é mesmo? Esses são os instrumentos para uma melhora na relação interpessoal em todos os sentidos. Abraço, Anice.