quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Aprendizagem segundo Piaget

Para que haja uma aprendizagem siginificativa é necessário levar em consideração o desenvolvimento global da criança, as relações que esta consegue estabelecer entre os diversos saberes, sendo que para desencadear este processo, nós educadores temos um papel fundamental, que é enxergar a criança como um “ser de poder”, que chega à escola com múltiplas informações decorrentes de tantas leituras de mundo que já realizou, que possui um repertório próprio, incluindo uma série de hipóteses sobre o mundo que a cerca, respeitando sua potencialidade, porém não esquecendo que é imprescindível fazê-la avançar.

Neste sentido, de acordo com a Epistemologia Genética de Piaget: Quanto mais se constróem estruturas de assimilação mais se abrem possibilidades para aprender. Por outro lado, quanto mais se aprende, mais se constroem estruturas de assimilação, o que garante condições para novas assimilações. Nesse processo, percebe-se a síntese continuada entre as condições estruturais do sujeito (continuidade) e as condições do meio, físico ou social (novidade): “A assimilação funciona como um desafio sobre a acomodação a qual faz originar novas formas de organização” (BECKER, 2001, p. 20-1).

E isto pode ser feito tornando educativo o meio onde estamos inseridos, ampliando as possibilidades de ações oferecendo um ambiente confiável, um meio tranquilizador, que ofereça segurança, pois deste modo estaremos contribuindo e criando condições favoráveis a aprendizagens.

Enfim,“Aprender é proceder a uma síntese indefinidamente renovada entre a continuidade e a novidade” (Inhelder, Bovet e Sinclair, 1977, p.263)“A novidade trazida pela aprendizagem e a continuidade garantida pelo desenvolvimento” (BECKER, 2001a, p.25-6).”

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Karina: aqui colocas uma atividade, não é mesmo? Podemos perceber que ela é importante para ti e por isso citas aqui. No entanto, peço que sempre selecione algo de maior relevância, ok? Não é necessário a atividade toda. Fica mais rico se te detém em determinado ponto e desenvolva-o unindo teoria com prática. Abraço, Anice.