domingo, 7 de setembro de 2008

Reflexões sobre educação e sociedade

Segundo a leitura proposta na interdisciplina escola, cultura e sociedade, a educação escolar desempenha um papel de “socialização”, contribuindo para a interiorização pelo indivíduo dos valores da sociedade. Durkheim afirma que os fatos sociais são aqueles que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a adaptar-se às regras da sociedade em que vivem assim, a vontade e escolhas individuais ficam em segundo plano.
Quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro etc. Ao indivíduo cabe aprender, por intermédio da educação, a agir segundo o que a sociedade quer dele.
Para tanto o indivíduo deve passar pela escola e, ao final do curso, mediante diploma, atestar a sua adequada preparação para o exercício das funções que serão exigidas na sociedade.
Um outro aspecto interessante abordado por ele é que, a educação impõe a cultura de que o grupo dispõe, reproduzindo muitas vezes uma educação excludente. É na escola, por exemplo, que as crianças aprendem a pontualidade, o respeito, a responsabilidade em relação ao cumprimento de tarefas, a questão de recompensa, sendo ela também responsável pela preparação de alguns alunos para exercerem responsabilidades no sistema de produção, e outros para obedecer e executar tarefas. Assim, para diferentes classes e grupos sociais, diferentes conhecimentos, no que se refere à quantidade e qualidade, habilidades diferentes para o comando e obediência, tornando legítima a cultura dominante e preparando de modo diferenciado para o trabalho de acordo com a classe social.
No entanto devemos ter em mente que a educação escolar deve assumir a valorização da cultura de seu próprio grupo e, ao mesmo tempo, propiciar à todas as crianças, independente do seu grupo social, o acesso ao saber, construindo assim uma sociedade democrática e não excludente.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Boa postagem. Legal!

Observação...
Com a idéia de já ir preparando-as para o TCC (trabalho de conclusão de curso), deixo as seguintes observações: após a escrita do seu texto, faça uma leitura e verifique a pontuação, especialmente o uso de vírgulas e frases muito extensas.

Abraço