domingo, 31 de agosto de 2008

Reflexões sobre o livro Pedagogia da Autonomia

A escola, dentro de um projeto de autonomia, voltada às classes populares, deve cumprir um papel como espaço privilegiado de aprendizagem da democracia, da prática da cidadania e da construção de uma cultura democrática.
A democracia na escola está ligada à qualidade de ensino, portanto ela não pode estar separada da ação pedagógica, da construção e reconstrução do saber. A escola não deve somente garantir o acesso a esse saber, mas refletir a respeito do processo pedagógico.
É necessário, planejar a educação de maneira que ela seja espaço de discussão e ação, onde o conflito e desigualdades sociais sejam debatidos.

2 comentários:

Tutora Daisy disse...

Excelente!
Não é só transmissão de saberes ou informações, pois o aluno pode acessar a internet e descobrir muita coisa. A escola (seus membros) devem partir para a compreensão, o desenvolvimento, o questionamento, planejando as atividades, como você coloca e focando no processo e não no produto.
É isso aí. ;-)

Roselaine da Mota Zanette disse...

Colega, Elaine e eu já começamos nosso debate sobre a pergunta que norteará nosso Projeto de Apredizagem no Forum aberto para o nosso GRUPO 5 no Seminário Integrador V. Temos até o dia 7 de setembro para escolhermos essa pergunta. Para isso conto com a participação valiosa de todos vocês. O Professor Eliseo nos sugeriu um ótimo vídeo com o Prof. Dr Pedro Demo que dialoga e argumenta muito bem a nossa temática, Assistam-no, por favor. Vale a pena. O link está no próprio Forum.
Agradecida! Beijos!
Roselaine
Roselaine