As aprendizagens desta semana são quanto a leitura realizada na interdisciplina Psicologia da vida adulta, e sobre a teoria de Maturana.
Para Maturana o desenvolvimento está fundamentado nas relações, onde o mundo é construído ao longo da nossa interação, entre os sujeitos e com o meio. Fala que a linguagem está fundamentada nas emoções, e que esta é a base para a convivência humana, afirma que [...] o conhecimento não se limita ao processamento de informações oriundas de um mundo anterior à experiência do observador. [...]
Outro aspecto muito interessante na teoria de Maturana é quanto ao encontro com o emocionar do outro, presente nas conversações. Este aspecto, dentro do nosso contexto, enquanto educadores é muito importante, já que sabemos que o “emocionar o outro”, dentro da nossa rede de relações com as crianças é fundamental. Muitas vezes a utilização de um linguajar amoroso e cheio de afeto significa, muitas vezes, o aprender ou o bloqueio da aprendizagem. Assim, muitas vezes o educador alheio a este poder de emocionar o outro, com colocações duras ou até mesmo não demonstrando confiar e acreditar no potencial de um aluno acaba por afetar o seu desenvolvimento cognitivo, bloqueando a superação de dificuldades na aprendizagem.
Para Maturana o desenvolvimento está fundamentado nas relações, onde o mundo é construído ao longo da nossa interação, entre os sujeitos e com o meio. Fala que a linguagem está fundamentada nas emoções, e que esta é a base para a convivência humana, afirma que [...] o conhecimento não se limita ao processamento de informações oriundas de um mundo anterior à experiência do observador. [...]
Outro aspecto muito interessante na teoria de Maturana é quanto ao encontro com o emocionar do outro, presente nas conversações. Este aspecto, dentro do nosso contexto, enquanto educadores é muito importante, já que sabemos que o “emocionar o outro”, dentro da nossa rede de relações com as crianças é fundamental. Muitas vezes a utilização de um linguajar amoroso e cheio de afeto significa, muitas vezes, o aprender ou o bloqueio da aprendizagem. Assim, muitas vezes o educador alheio a este poder de emocionar o outro, com colocações duras ou até mesmo não demonstrando confiar e acreditar no potencial de um aluno acaba por afetar o seu desenvolvimento cognitivo, bloqueando a superação de dificuldades na aprendizagem.
Um comentário:
Com certeza, Karina, as emoções e o afeto influenciam bastante o processo de aprendizagem.
Um professor pode marcar um aluno positivamente, que, mesmo após muitos anos, a gente se lembra com ternura daquela pessoa, como também pode marcar negativamente, criando aversão à determinada disciplina, por exemplo.
Boa postagem!
Abraço
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