As aprendizagens desta semana foram a cerca da teoria de Weber e os tipos de dominação, estudo proposto pela interdisciplina de Escola, Cultura e Sociedade. Para tanto aí vão as conclusões.
Uma área à qual Weber muito se dedicou foi a política e o poder decorrente. Ele interessou-se, por exemplo, por compreender os fundamentos da dominação legítima - aquela que é obtida sem o uso da força ou, isto é, por meio da aceitação. Intrigava-o pensar que, nas diversas formações sociais, existiram sempre os indivíduos que “mandavam” e os que “obedeciam”.
Assim ele identificou três pontos básicos de dominação legítima: a dominação “legal”, a dominação “tradicional” e a dominação “carismática”.
Assim ele identificou três pontos básicos de dominação legítima: a dominação “legal”, a dominação “tradicional” e a dominação “carismática”.
A dominação legal é aquela em que a obediência se baseia na observação de estatutos, leis, normas e acordos estabelecidos em sociedade. É sobre esse tipo de dominação que se assenta o moderno Estado capitalista democrático. Na escola um exemplo deste tipo de dominação, acredito, seja a Eleição de Diretores. A dominação tradicional é aquela em que a obediência ocorre em virtude da crença na "santidade" das tradições, dos hábitos e dos costumes, que devem ser respeitados. É esse o tipo de dominação exercido, normalmente, pelos pais em relação aos filhos. Quanto ao quadro administrativo, neste tipo de dominação, um exemplo que trago da minha escola é a composição da equipe diretiva, escolhida pelos gestores por afinidades, exemplificando uma dominação tradicional, onde o quadro administrativo é formado por pessoas ligadas por um vínculo de fidelidade.A dominação carismática é aquela que se baseia no "carisma" do líder. Esse carisma pode ser definido como uma qualidade, um atributo pessoal da pessoa que exerce liderança, como a coragem, o heroísmo, a forma de se expressar verbalmente etc. A história do Brasil está repleta de líderes políticos carismáticos: Getúlio Vargas, Fernando Collor de Melo, entre outros, que "conquistaram" a população por algumas de suas características pessoais. Nas escolas como exemplificou uma das colegas, um exemplo de dominação carismática são aqueles professores que se destacam entre os outros por suas características de liderança. O mesmo ocorre entre os alunos na escolha do representante da turma, onde os aspectos mais analisados na hora da escolha pelos alunos é a maneira como o colega se destaca, seja na maneira de se expressar com os outros, seja demonstrando coragem e liderança, perante os professores.
Referências
Fórum DI. Net. Disponível em: http://www.forumdi.net/v2/viewtopic.php?f=22&t=41 Acesso em 27 set. 2008.
Fórum DI. Net. Disponível em: http://www.forumdi.net/v2/viewtopic.php?f=22&t=41 Acesso em 27 set. 2008.
Um comentário:
Bela postagem!
Parabéns!
Postar um comentário