Gostaria de destacar aqui a importância do diálogo na prática docente. Muitas vezes observo que professores, ainda hoje, associam aprendizagem a alunos quietos, comportados. E que uma aula realmente produtiva é quando todos baixam a cabeça e trabalham, sem barulho ou questionamento. Paulo Freire tem uma fala que expressa muito bem o quanto a fala é importante na construção do conhecimento. Segundo ele, não é no silêncio que os seres humanos se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação e reflexão.
Penso que esta afirmação expressa de forma clara a proposta que venho desenvolvendo em minhas aulas, visto que através do incentivo ao diálogo, do confronto de idéias, da investigação e curiosidade torna-se possível refletir, procurando dar significado ao que pensamos e com isto construir novos conhecimentos e experiências.
Vygotsky, neste sentido afirma que a relação dos indivíduos com o mundo não é direta, mas mediada por sistemas simbólicos, onde a linguagem ocupa papel central, pois além de possibilitar o intrecâmbio entre os indivíduos, através dela o sujeito consegue abstrair e generalizar o pensamento.
Vale acrescentar, que ao estruturar o pensamento, o desenvolvimento lógico matemático se constitui e com isto os alunos apresentam mais facilidade em interpretar, solucionar e resolver problemas matemáticos, fato este que fica evidenciado quando propomos tais atividades e a grande maioria consegue realizá-la, como a turma em que faço estágio.
Então, concluímos que o desenvolvimento da criança é um processo dinâmico, que se dá através da interação. Desenvolvendo a afetividade, sensibilidade, auto-estima, raciocínio, pensamento e linguagem.
Um comentário:
Olá, Karina!
De fato, ainda há professores que pensam que a turma está "andando" qd todos calam-se e respondem apenas ao solicitado.
O acesso ao diálogo, questionamento, contra-argumentação são essenciais para uma aprendizagem eficaz como bem disseste.
Grande abraço, Anice.
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