Estou chegando na última semana de estágio. Durante este período muitas foram as reflexões e acredito que também várias foram as mudanças e aprendizagens. Na vida é preciso saber o que desejamos para nós mesmos e para os outros, é preciso saber quais são os valores, as idéias que nos orientam, é preciso ouvir e aprender com os nossos próprios erros, é preciso aprender a aprender e a criar, é preciso pensar.
Talvez devêssemos, então, refletir sobre como vemos o mundo, e também sobre como pensamos, já que é o nosso próprio viver que, neste estágio, está envolvido.
Para tanto, de acordo com Piaget, o pensamento se constrói através da ação. Desta forma, o desenvolvimento infantil se dá a partir das relações que as crianças estabelecem com o mundo. Ele considera que um dos objetivos principais deve ser o ensinar a criança a observar os fatos cuidadosamente, perguntar, interpretar e registrar.
E foram estas concepções que nortearam a minha prática de ensino. Tendo em vista sempre que as vivências e as perguntas estimulam as crianças a elaborarem as suas próprias questões. Pois não se trata aqui de perguntar apenas por perguntar, mas sim de reconstruir e organizar idéias, exercitar a criatividade e a capacidade de argumentação lógica, utilizar o bom senso e chegar a algumas conclusões, mesmo que provisórias.
2 comentários:
Olá, Karina:
Esse olhar faz toda diferença mesmo, até porque não é só nas respostas que a gente encontra um conhecimento prévio. Nas perguntas isto também deve ocorrer, porque, como bem disseste, não se pergunta apenas por perguntar. Por trás há uma motivação e um porquê, não é mesmo?
Grande abraço, Anice.
Olá Karina!
A sua última postagem foi no semestre passado.
No endereço que segue vai encontrar as orientações da professora Luciane.
http://peadgravatai9.pbworks.com/
Aguardamos suas postagens!
Abraços,
Geny
Postar um comentário