Ao pensar sobre minhas expectativas e planos quanto ao estágio algumas palavras me vem a mente: inovação, reflexão e principalmente observação. A observação em nossa prática docente é um instrumento que se faz necessário, pois é de grande importância para repensar as nossas ações educativas, no sentido de buscar uma interrelação de ensino/aprendizagem.
Neste sentido o “observar” exige um olhar investigativo, para que assim seja possível coletar dados significativos da realidade educativa, de modo que possam contribuir para a prática diária. Nesta observação, se faz necessário ser objetiva, clara e fiel, de acordo com o que realmente está sendo observado, sem omissão ou distorção. Destaco a contribuição de Bleger, 1988, ao afirmar que:
[...] A observação científica é objetivada, no sentido de que o observador registra o que ocorre, os fenômenos que são externos e independentes dele. Com abstração ou exclusão total de suas impressões, sensações, sentimentos e de todo subjetivo. (p.23)
Temos que ter conosco, uma abertura de aprendiz, coletar dados da realidade envoltos de muita reflexão, pois observar envolve crítica, pontos de interrogação e o cuidado de não interferir e intervir, apenas assistir de fora o que se deseja investigar. Como afirma Madalena Freire, 1992,: “A observação não é invadir espaço do outro, sem pauta, sem planejamento, nem devolução, e muito menos sem encontro marcado”. (p. 14).
Penso, que seja também um momento para que possamos refletir sobre nossa prática, planejamento, metodologia e avaliação, ou seja, é a oportunidade que temos de analisarmos o nosso próprio processo de aquisição e construção de conhecimento, repensando e redirecionando nossos conceitos de maneira que possamos atuar contribuindo significativamente no desenvolvimento da aprendizagem de nossos educandos.
Este ponto de vista é salientado na afirmação realizada por Freire, 1992, ao dizer que: “O ato de observar envolve todos os instrumentos: Reflexão, Avaliação e o Planejamento, pois todos se intercruzam no processo dialético de pensar a realidade”. (p. 12).
Logo, observar é refletir sobre como pode ser desenvolvido, em uma perspectiva crítica, o processo de construção do conhecimento em nossa prática pedagógica e por que não dizer em nossas instituições escolares.
2 comentários:
Olá, Karina!
Concordo plenamente que a observação é um instrumento essencial e, ao ler tua postagem, a pergunta que me veio a mente foi exatamente esta: ao longo dessas semanas da tua prática, o que escolheria para refletir aqui no blog a partir das tuas observações?
Lembre-se que o objetivo aqui é refletir sobre tuas práticas: o que te chamou atenção; quais ideias surgiram; o que te instigou na semana, certo?
Grande abraço, Anice.
Olá, Karina:
Tudo bem contigo?
Estamos sentindo falta das tuas postagens por aqui. Ficaremos no aguardo.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário