Inicio as postagens deste ano descrevendo as funções que hoje exerço dentro do espaço escolar onde atuo. Neste ano então estou envolvida com novos projetos. Um deles é com certeza o meu estágio enquanto estudante de Pedagogia na Ufrgs, outro é ter assumido 20 horas a Biblioteca da minha escola. Como todo novo desafio encarei com todo entusiasmo e energia. Estou cheia de idéias, levando para dentro da biblioteca minha experiência de professora e desejos enquanto formadora.
As escolas, têm em geral, sua biblioteca. Mas as bibliotecas escolares são, em regra, instaladas em precárias condições. Fora que alguns alunos vão a biblioteca esporadicamente para retirar livros por empréstimo, e não por prazer, mas sim por obrigação. Não faz parte da rotina escolar a frequência à biblioteca para atividades como a leitura, o estudo individual ou em grupo. Acredito, que como mediadora, a biblioteca deve organizar a utilização de materiais, a leitura, a cooperação com a educação e com o desenvolvimento cultural da comunidade escolar e dar suporte ao sistema curricular.
Neste sentido, pretendo transformá-la em um espaço de construção, preocupada com o desenvolvimento de sujeitos críticos, pois a leitura é um instrumento que possibilita informação, reflexão, transformação e libertação do homem, já que é um local de troca de saberes, capaz de reunir os conhecimentos produzidos pela humanidade e de gerar novos processos criativos entre os membros da comunidade, mediante a leitura, a escrita, os debates, os encontros, as oficinas etc.
Um comentário:
Olá, Karina:
Concordo contigo. A leitura é algo que forma nossa reflexão, crítica e nos liberta para novos pensamentos.
Seria interessante contar para teus leitores sobre essas ideias que tens em mente. Que tal?
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário