quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ainda sobre a alfabetização de jovens e adultos

A falta de condições de trabalho e a falta de preparo, sabemos que não é somente uma realidade vivenciada em turmas de EJA, o ensino público de maneira geral passa pelas mesmas dificuldades. No entanto, é muito importante ao educador saber que existe um centro (CEDI), que preocupado com a educação e escolarização popular e aceitando o desafio, ao mesmo tempo que apóia programas, sistematiza experiências e procura criar condições de avanços de conhecimentos nesta área. Desta maneira, tendo em vista as contribuições de Paulo Freire no campo da alfabetização de adultos onde, de acordo com o autor, a alfabetização é um ato de conhecimento que não deve de maneira nenhuma estar associada apenas à memorização de palavras, sílabas ou frases desconectadas da realidade e sim partir de uma palavra geradora que, tenha um profundo significado ao educando, buscou-se então repensar a prática da alfabetização buscando subsídios nas investigações de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, que como Paulo Freire, possuem as mesmas convicções do homem enquanto sujeito da construção do seu próprio conhecimento.
De acordo com as investigações das autoras, a partir dos dados obtidos com crianças, a compreensão do código escrito, precede a entrada na escola, tanto para crianças quanto para os adultos. Desta forma deve-se na alfabetização de adultos tomar como ponto de partida o que eles sabem ao invés do que ignoram, mesmo porque a aquisição da escrita é conceitual, construída através das relações do sujeito com o meio.

6 comentários:

Geny disse...

Querida aluna KarinaWagner Castro!

Os registros do seu portfólio são pertinentes com sua trajetória acadêmica. Um dos maiores problemas do EJA é a permanência do aluno na escola, é uma constante evasão. Acredito que o EJA é especial e devem-se fazes um trabalho diferenciado, indo de encontro às necessidades do aluno, que já tem uma caminhada, um saber e muita experiência vivenciada, verdadeiro desafio! Penso que no início de cada ano letivo, convidar os alunos para levantar um questionamento e trabalhar com um Projeto de Aprendizagem, que vá bater com o interesse da turma seria uma solução viável. O que você acha?
Obrigada por suas postagens!
Um grande abraço.
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS

19 de Outubro de 2009 08:53

Geny disse...

Karina,

Os teus registros são claros, objetivos com embasamento teórico.
Contamos com suas postagens.
Bjs.

Geny

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Karina:

Aqui trazes um aspecto bem interessante quando comentas "deve-se na alfabetização de adultos tomar como ponto de partida o que eles sabem ao invés do que ignoram".

Devemos valorizar estes alunos, até porque eles necessitam de estímulo e reforço já que sua realidade, muitas vezes, é mais complicada.

Precisamos partir do que eles sabem, fazendo com que haja sentido suas novas aprendizagens, de acordo com seu entorno.

Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Karina:

Gostamos dos teus escritos e estamos sentindo falta.

Sabes que há uma exigência de escrita semanal para que o processo ocorra. Dessa forma, eu e teus leitores estamos aguardando novas postagens.

Abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Karina:

Quero te desejar um bom início de semestre!

Com certeza, será de grandes superações e aprendizagens.

Nos vemos dia 23/03.

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Karina:

Tudo bem?

Estamos próximos da terceira semana e sabes que a exigência da escrita aqui é semanal, não é mesmo?

Vamos ficar no aguardo de mais contribuições tuas, certo?

Grande abraço, Anice.