quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Filme "Seu nome é Jonas"

No trabalho realizado em grupo,na interdisciplina de Libras, sobre o filme "Seu nome é Jonas",concluímos que ainda nos dias atuais, não tão forte como na época do filme encontramos situações como a do menino Jonas e sua família, temos limitações para nos comunicarmos com pessoas surdas e principalmente com alunos que apresentam essa dificuldade, não recebemos preparo algum para atendermos esses alunos.Frente a tal situação pensamos primeiramente na socialização e interação desses alunos com o meio em que vivem, mas isso não é suficiente necessitamos de políticas públicas que invistam na formação de professores em Libras, nos dando condições de receber uma aluno como o Jonas e sem medo consigamos atende-lo com respeito, sem preconceito oferecendo a ele todas as condições necessárias para uma inclusão verdadeira.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna KarinaWagner Castro!

Os registros do seu portfólio são pertinentes com sua trajetória acadêmica. Um dos maiores problemas do EJA é a permanência do aluno na escola, é uma constante evasão. Acredito que o EJA é especial e devem-se fazes um trabalho diferenciado, indo de encontro às necessidades do aluno, que já tem uma caminhada, um saber e muita experiência vivenciada, verdadeiro desafio! Penso que no início de cada ano letivo, convidar os alunos para levantar um questionamento e trabalhar com um Projeto de Aprendizagem, que vá bater com o interesse da turma seria uma solução viável. O que você acha?
Obrigada por suas postagens!
Um grande abraço.
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS

Anice - Tutora PEAD disse...

Complemento dizendo que temos que divulgar ao máximo a cultura dos surdos para que as pessoas tenham conhecimento sobre suas questões, pois somente assim deixarão de ter preconceitos. Abraço, Anice.