domingo, 30 de março de 2008

REFLEXÕES SOBRE ESTUDOS SOCIAIS

Na aula presencial tivemos a oportunidade de expor todas as nossas lembranças e impressões sobre o ensino dos estudos sociais, tanto pela perspectiva enquanto alunos, quanto docentes. Nessas reflexões, conforme já havia concluído, o ensino tanto desta disciplina como de qualquer outra, torna-se mais atrativa e significativa se utilizarmos como didática a "saída de campo" ou exploração lúdica. Lembro-me bem, e esta foi uma aprendizagem que marcou-me muito, quando na época do meu ensino fundamental, ao estudarmos o nosso município, fomos conhecer os pontos turísticos de Porto Alegre. O passeio foi espetacular, já que não era um hábito dos meus pais sair para fazer este tipo de programa. Além disso, a proposta da professora, acredito que foi alcançada, já que a partir daquele momento nunca mais esqueci qual era o meu município, bairro, estado e capital, entre outras aprendizagens realizadas. Esta lembrança projetou-me a uma experiência enquanto professora ano passado, embora desse aulas de arte e educação, tive a oportunidade de acompanhar os meus alunos à um passeio promovido pela professora de sócio-histórica de B20 (4ª série), pelo município de Cachoeirinha. O passeio tinha por objetivo também o conhecimento, por parte dos alunos, dos principais locais do município, como prefeitura, rio gravataí, assembléia, corpo de bombeiros, parcão, etc. Foi muito legal e proveitoso, já que depois as discussões e questionamentos feitos em sala de aula demonstraram um real aprendizado e uma melhor localização espacial por parte dos alunos.
Enfim, sabe-se bem, e muitas colegas expuseram na aula presencial, que o ensino tradicional, a cópia simples de livros didáticos, pouco ou nada, acrescentou à nós, e também não acrescenta aos nossos alunos.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Legal, Karina! Que jóia que tem essa memória da época escolar. Realmente, são essas atividades ligadas ao cotidiano, à vida fora da escola que despertam o gosto pelo aprender, na medida em que as crianças começam a compreender o mundo, formar suas hipóteses e concepções sobre a realidade. ;)