domingo, 28 de outubro de 2007

Ludicidade e Educação


SEMANA 3
Durante esta semana apliquei em sala de aula as técnicas aprendidas na disciplina de ludicidade, cheguei na sala dizendo que teríamos uma aula atípica, pedi que afastassem as classes e deixassem o centro da sala livre, foi o maior "auê", todos muito curiosos para saber o que faríamos, comecei pela música "hams sam sam" onde, com a brincadeira, podemos trabalhar coordenação motora e lateralidade. Foi muito interessante a reação dos alunos, alguns ficaram apreensivos com o suspense da atividade e não quiseram participar, outros durante a canção acharam muito chata e infantil, mas brincaram, as turmas mais agitadas, demonstraram-se muito envolvidas e interessadas.
Outra atividade que realizei foi a do ursinho, onde cada aluno devia escolher um colega, jogar o ursinho e falar alguma coisa sobre o colega. É claro, que utilizei alguns critérios para a realização desta atividade, tipo: ninguém pode ficar sem receber o urso, e mesmo quando tivermos alguma crítica para fazer para algum colega, temos que falar alguma coisa positiva ou uma qualidade para o mesmo. Esta atividade, em específico, teve uma grande aceitação por todas as turmas, mesmo quando todos receberam o urso, ainda queriam continuar a brincadeira. Notei que mesmo em turmas que acontecem muitas brigas entre colegas, a cooperação e solidariedade entre eles foi muito grande, preocupando-se em contemplar a todos com o urso e atribuir a todos uma qualidade.
Ao realizar estas técnicas pude perceber o quanto é importante proporcionarmos estes momentos aos nossos alunos, saindo um pouco da rotina e resgatando o "brincar" em sala de aula.

Nenhum comentário: