Segundo Almeida (1999, p.19), apesar de estarmos num momento em que a disseminação do computador na educação atingiu larga escala, o impacto das mudanças que ele pode provocar ainda não ocorreu. O desafio ainda é o emprego do computador como ferramenta educacional com a qual o aluno interage no sentido de resolver problemas significativos. Isso pode ocorrer, por exemplo, através do uso de aplicativos como processador de texto, planilha eletrônica, gerenciador de banco de dados, ou mesmo de uma linguagem de programação que favoreça a aprendizagem ativa – isto é, que propicie ao aluno a construção de conhecimentos a partir de suas próprias ações.
A Mesa Educacional Alfabeto, objeto do meu estudo para o TCC, remete a este objetivo enquanto proposta educacional. Por meio dos softwares, é possível ensinar, aprender, simular, estimular, sob a ótica de uma aprendizagem ativa, estabelecida através da interação do aluno e as respostas do computador, promovendo a participação ativa do aluno. E ele torna-se autor e condutor do processo de aprendizagem, que pode ser compartilhada com o professor e com os demais colegas.
Um comentário:
Querida aluna Karina!
Que o computador seja mais uma ferramenta que ajude o aluno interagir com o mundo e desenvolva o seu potencial para que no futuro encare os desafios obtendo uma resposta coerente e humanizada. Que a informação venha paralela a formação, tão necessária para um ser humano. Assim que esse aluno não se perca com informações destorcidas. Atento para um bom acompanhamento de Educadores comprometidos com um mundo melhor.
O que você acha, Karina?
Obrigada por sua postagem!
Um carinhoso abraço,
Geny
Postar um comentário