As aprendizagens desta semana dizem respeito à teoria de Piaget e sua importância para o o entendimento da minha prática docente e planejamento pedagógico.
Para Piaget, a inteligência consiste na capacidade individual de acomodação ao meio, dessa forma, o processo cognitivo tem início nos reflexos do recém-nascido, desenvolvendo-se por estágios, até alcançar o nível adulto do raciocínio lógico. Isso ocorreria por meio de uma assimilação progressiva do meio ambiente e uma acomodação das estruturas mentais para os novos conhecimentos adquiridos do mundo em que vive.
Piaget divide o desenvolvimento em períodos de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento. É caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.
Desse modo, estudar o desenvolvimento humano ajuda-nos a conhecer as características comuns de cada faixa etária, permitindo reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e compreensão dos comportamentos.
5 comentários:
Olá, Karina! Te deixo uma pergunta: a partir deste conhecimento sobre a faixa etária e funções do desenvolvimento que mudanças fizeste com teus alunos a partir disso? Chegaste a ver certa modificação? Enviei um email te comentando das atividades faltantes e explicitando a importância de um registro mais frequente aqui no blog. Abraço, Anice.
Olá, Karina: O que está acontecendo que não vejo mais postagens tuas aqui no blog? Vi que está com grupo de P.A formado e provavelmente já fará as atividades solicitadas, não é mesmo? Vou te enviar um email informando as atividades faltantes. Espero teu retorno urgente. Abraço, Anice.
Karina: onde estás? Porque não escreve no blog? Abraço, Anice.
Olá, Karina!!! Estamos esperando tuas postagens, ok? Não esqueça que este é o momento para isso, está certo? Qualquer coisa, estou a disposição. Abraço, Anice.
Postar um comentário