As aprendizagens realizadas esta semana são a cerca de reflexões que fiz depois de realizar as leituras propostas em Números e Operações da interdisciplina de matemática.
Sempre tive muita facilidade de aprendizagem nesta área, porém confesso que o ensino da mesma sempre foi motivo de muita preocupação e dificuldade para mim. Assim como outras colegas sempre perguntei-me como ensinar de maneira significativa para os alunos, e não simplesmente aplicação defórmulas ou exercícios que são, na realidade, realizados mecanicamente pelos mesmos. Assim, depois das leituras e das atividades propostas, passei a reformular as minhas aulas trazendo para sala de aula desafios e vivências a partir da realidade do meu aluno. Um exemplo disso foi a simulação de um supermercado em sala, onde a partir da representação de compra e venda, trabalhei diversos aspectos da matemática como adição e subtração, além de possibilitar o envolvimento e participação ativa do meu aluno, no sentido de permitir que o mesmo seja agente na construção de seu próprio conhecimento.
Um comentário:
Oi, Karina!
Eu trabalhei com meus alunos de Jardim B com um supermercado. Nós fizemos as estantes de caixa de leite (dentro vai jornal amassado) e depois pintamos coletivamente nossa estante. É legal, porque ajuda a trabalhar sobre reciclagem. Depois, trabalhamos os rótulos (letramento - função social da escrita e da leitura) e a classificação para colocar nas prateleiras. Depois, na brincadeira em si, foi possível trabalhar as questões do dinheiro, com aquelas notas que tem para vender no 1,99. Ou seja, trabalhamos as diferenças entre as notas, os valores, quanto precisa para chegar no valor do produto, se tem dinheiro suficiente (a diferença, quanto falta, troco se sobre, etc.). Foi bem rico. As crianças fazem muitos comentários.
Na sua sala de aula, quais comentários os alunos fizeram? Esses comentários ajudam também a pensar novas estratégias e complementações para o trabalho, seja na sua continuação, seja na introdução de outras ações pedagógicas.
Abraço
Postar um comentário